Castanha do Pará

Informação nutricional
(porção de 100g)

     Valor energético            698kcal
Carboidratos                     12g
Proteínas                           13g
Fibra alimentar                1,3g
Gorduras totais                55g
Gorduras insaturadas     38g

A castanha do Pará é a semente do fruto de uma das maiores árvores que existem em florestas às margens de grandes rios, a Bertholletia excelsa.

Essa semente tem alta concentração das chamadas “gorduras boas”, que devem estar presente diariamente em nosso dieta.

São as gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas.

Mas por que devemos ingerir essa classe de alimentos?

Bom, em primeiro lugar, as gorduras são responsáveis pelo transporte das vitaminas lipossolúveis A, D, E e K para dentro das células, o que significa que a ausência de gordura na alimentação pode causar sérias deficiências vitamínicas, já que ela não chega ao seu destino final. Seria como se aquela vitamina A que você acha que deu ao seu corpo, comendo mais cenouras que um coelho, passasse por você como um fantasma, sem deixar rastros.

Esse tipo de gordura também tem propriedade antioxidante, combatendo as inflamações do organismo e estimulando o funcionamento das células.

Além disso, a castanha do Pará pode ser uma grande aliada no combate ao colesterol ruim, o LDL, uma vez que a gordura insaturada contribui para a formação do  HDL, que tem a função de “faxineiro” do organismo, retirando todo colesterol da corrente sanguínea.

Apesar de todos os benefícios, deve-se deixar claro que a quantidade de calorias das castanhas é alta, portanto, seu consumo deve ser feito em pequenas porções ao longo do dia.

Ela também é indicada para vegetarianos, já que é fonte de proteínas.

Sobre os órgãos que podem se beneficiar do seu consumo estão os ossos, a tireóide e o cérebro, devido à quantidade de cálcio e magnésio presentes.

O selênio, mineral que produz o antioxidante glutationa peroxidasse, favorece o combate aos radicais livres e a eliminação de toxinas do organismo.

A castanha é pequena, mas cheia de virtudes!