Arroz negro

Informação nutricional
(porção de 50g)

     Valor energético             175kcal
Carboidratos                      37g
Proteínas                           5,2g
Fibra alimentar                1,5g
Gorduras totais                   0g
Gorduras saturadas           0g

Antes de falar das propriedades nutricionais do arroz negro, há de se dizer como o sabor dele é irresistível. Diferentemente do arroz branco e do arroz integral, o arroz negro possui um sabor marcante, o que deve ser considerado em suas preparações. Esse sabor se dá, pela presença da capa protetora natural do grão, responsável também pelo alto teor de fibras desse alimento.

E no que as fibras ajudam nosso organismo?

– Melhoram o trânsito intestinal (mas não se esqueça de ingerir água!);

– Aumentam a sensação de saciedade;

– Retardam a fome.

O arroz negro é integral e tem 20% a mais de proteína do que o arroz branco, o que favorece a regeneração celular do nosso organismo.

É rico em antocianina, um pigmento natural que, além de conferir a cor característica desse tipo arroz, traz ao ingrediente ação anti-inflamatória e auxiliar na prevenção de reações alérgicas, uma vez que diminui a ação da histamina, substância formada a partir do aminoácido histidina, responsável por grande parte das reações alérgicas.

Comparando o arroz negro ao arroz integral tradicional, o primeiro também tem algumas vantagens. A quantidade de fibras é maior no arroz negro (cerca de 30% a mais), além de maior teor de magnésio (que fixa o cálcio nos ossos) e menos calorias.